Paredes Corta Fogo

p>Art. 261 - As edificações industriais e comerciais com depósito, que tiverem como exigência as paredes corta-fogo, deverão atender ao que preceitua este capítulo.

Art. 262 - As paredes corta-fogo, deverão apresentar as seguintes resistências ao fogo, em função do risco a proteger:

I - Leve 3 horas;

II - Médio 4 horas;

III - Elevado 6 horas.

Parágrafo único - Se existirem dois ou mais pavimentos, deverá ser observada a seguinte resistência:

RISCOS

2 Pavimentos

3 Pavimentos ou mais

3° ou +

Leve

3

3

4

3

3

Médio

4

3

6

4

3

Elevado

6

4

8

6

4

Art. 263 - As paredes corta-fogo devem ter resistência suficiente para suportar, sem grandes danos, impactos de cargas ou equipamentos normais em trabalho dentro da edificação.

Art. 264 - Devem ainda ser capazes de permanecer eretas quando entrar em colapso a estrutura metálica enfraquecida pela ação do fogo.

Art. 265 - As aberturas em paredes corta fogo deverão possuir proteção por portas corta-fogo.

Art. 266 - As aberturas não poderão exceder às dimensões de 2,75 m de altura e 3,00 m de largura, referidas no Art. anterior.

Art. 267 - Em caso de esteiras rolantes, deverá ser sempre procurada a utilização por meio de túnel ou por fora da parede, com proteções metálicas na entrada e na saída;

$ 1 - Quando essas soluções do Art. anterior não forem viáveis, desde que tecnicamente comprovadas, as aberturas das esteiras rolantes deverão ser protegidas por portas corta-fogo, com ferragens adaptadas para os casos particulares ou por cortina d'agua (nebulizada em alta velocidade).

$ 2 - Em qualquer caso, correias combustíveis não poderão transpor às aberturas;

Art. 268 - As aberturas terão as soleiras, as ombreiras e a verga em concreto, tendo adaptado à soleira uma chapa de ferro; e deverão ser protegidas por cantoneiras de ferro as arestas da abertura com no mínimo 0,25 m de aba;

Art. 269 - A soleira deverá ser 0,07 m, no mínimo, mais alta que o piso mais alto.

Art. 270 - A parede corta-fogo, construída com alvenaria de tijolos maciços de barro, revestida dos dois lados, deverá atender às características gerais, observando-se:

I - Os tijolos serão assentados em argamassa de cimento e areia de preferência, ou cimento, cal e areia. Jamais deverá ser ser usada argamassa de cal e areia, de baixa resistência.

II - A menor espessura admissível será a de 0,25 m.

III - Para paredes de 0,25 m, os panos deverão ter aproximadamente, as dimensões 3,00 m. Para panos maiores, a espessura, da parede estará condicionada à sua estabilidade e deverá atender à fórmula de Rondelet, para alvenaria de grande estabilidade:

rondelet.jpg (2397 bytes)

sendo,

e = espessura da parede L = vão

h = altura

IV - Em atendimento à tabela do item anterior, resistência ao fogo, a parede de alvenaria de tijolos maciços revestida, comporta-se da seguinte forma:

Horas de resistência ao fogo - Espessura da parede

Até 4h 25 cm

Até 8h 35 cm

V - Entre a parede corta fogo e qualquer estocagem de material, deverá ser guardada uma distância mínima de 1,00 m.

Conteúdo

Anunciantes

Comercial WG

Vince Engenharia e Arquitetura

Balneário Camboriú